Kawahara Reki é criador das light novels: Accel World e Sword Art Online. Ambas historias tem algo em comum onde ambos se passam num mundo onde é possível se conectar mentalmente com um mundo virtual, onde nele é um jogo.
No caso de Sword Art Online varias pessoas conectam mentalmente no mundo do jogo que tem o mesmo nome do anime, onde nesse jogo eles tem o objetivo de chegar ao ultimo andar, onde cada andar é como se foste uma região do jogo com seus respectivos monstros e o boss que é necessário derrotar para ter direito a subir ao próximo andar.
Kirito o protagonista da historia, é viciado em MMORPG e quer cada vez mais evoluir no jogo. Porem num certo dia ele percebe que o botão de logoff é desativado de sua conta, não so na dele mas de todo mundo. Em meio a isso aparece o GM (Game Master) do jogo que fala que para deslogarem é necessário zerar o jogo, e caso morrerem a partir de agora morrem no mundo real.
A partir dai começa o jogo de sobrevivência nesse jogo virtual. Os dois primeiros episódios tiveram tudo para prender a pessoa na serie. Desde o que o enredo pretende abordar, ate como as lutas costumam ser bem tensas ao ponto de segurar o folego do telespectador. Teve o momento que a serie acelerou um pouco, mas depois voltou a mesma narrativa e nível de qualidade da historia original.
Eu gostei de Sword Art Online pela maneira que os jogadores se interagem nesse universo. É fácil morrer nesse mundo e isso faz a serie aprofundar muito bem no psicológico de cada personagem. Alem de que as lutas como ja citei, conseguirem prender quem assisti, principalmente nas lutas contra o boss.
Porem mesmo eu gostando da serie, como também gosto do outro projeto do Kawahara Reki o Accel World, não gostei da maneira como a serie Sword Art Online esta indo. Muita coisa que eles tinham criado no enredo simplesmente foi jogado fora de uma hora para outra. Como no caso de que estavam sendo criados andares subterrâneos cada vez que os jogadores avançavam para os andares superiores daquele mundo.
O mistério ficou no ar, sobre o que significa aquele fenômeno. E naquele mesmo arco ele insere que todo aquele mundo é controlado por um mega computador que não precisa de operadores humanos. Ou seja tudo naquele mundo é feito através de um programa de computador. Dando a entender que o inimigo do jogo não é apenas o seu criador e sim o computador que controla e edita todo aquele mundo automaticamente.
Enfim tudo é simplesmente jogado fora, desde os andares subterrâneos ate o programador daquele mundo. Então acontece um plot twist onde Kirito consegue zerar o jogo sem ao menos chegar no ultimo andar. A partir dai todo aquele universo criado é jogado fora e colocam outro universo que não tem tanto impacto quanto o anterior.
Esse novo arco se passa num novo jogo e universo. A serie continua a me divertir, mas a tensão dos bosses, aquele mundo mortal e perigoso acabou.
Essa era uma das melhores coisas na serie onde deixam a tensão de que você pode morrer a qualquer momento no jogo se vacilar. Agora não tem mais isso, as lutas continuam legais mas não esta a mesma coisa.
Tinha muita coisa no arco anterior que poderia ser bem aproveitado e alongado. Não tava ruim, dava para continuar e explorar aqueles vários conceitos e mistérios criados. E assim chegar no ultimo andar e ter uma excelente luta com o verdadeiro final boss. Estou vendo essa novo arco como um extra, por que para min o episodio 14 foi o que mostrou o final de toda a saga do herói de Kirito. O novo arco eu vejo como um mero bônus que diverte mas perdeu toda a magia que o arco anterior me dava.
O que você esta achando deste novo arco de Sword Art Online?